Televendas: (22) 9 97299100 – Clique e confira nossos horários de atendimento

Como fazer uma decoração monocromática elegante em 4 passos

tinta

Quem gosta de decoração, certamente já ouviu falar sobre o conceito de decoração monocromática. Na prática, o monocromático trabalha apenas com uma cor, variando os tons que ela pode proporcionar. Por ser mais fácil de aplicar, essa proposta é ótima para quem tem medo de errar na combinação de cores mas não abre mão de uma boa paleta!

E para quem curte um estilo minimalista, ajuda a criar uma atmosfera clássica na integração de ambientes. Para facilitar na escolha, imagine qual sensação você gostaria de sentir naquele ambiente. E não é apenas nas paredes que a decoração se torna minimalista. Objetos e móveis também devem aplicar as variações de cores da paleta, para que o ambiente realmente carregue o estilo. 

Mas fique atento! Para que o efeito tenha sucesso, é importante tomar alguns cuidados. Feito da maneira errada, o monocromático pode ser monótono, deixando o ambiente chato, sem variedade ou interesse visual.

Vou te mostrar como aplicar este modelo de decoração em 4 passos! Vamos lá?

Por onde começar a decoração monocromática!

A decoração monocromática é moderna, versátil, fácil de recriar e, por tudo isso, é cada vez mais utilizada em projetos de design de interiores. Dá pra fazer muita coisa com esse estilo, mas muitas pessoas acreditam que nesse estilo só os tons neutros funcionam. Na verdade, todas as cores podem ser aplicadas no monocromático. 

É claro que para que qualquer cor funcione, é importante seguir passos fundamentais:

  1. Use texturas e padrões diferentes

Usar texturas e diferentes padrões é uma dica excelente para quem quer apostar no monocromático. É uma forma de deixar a decoração estilosa e não deixar aquela sensação de que a pessoa que decorou estava com preguiça. Para alguns, o uso de uma única cor pode parecer um pouco limitante quando se trata de decoração. 

Se o seu interior é verde, por exemplo, você pode usar um tecido de veludo para cobrir o sofá e uma tinta fosca para as paredes. Além disso, as estampas e padrões diferentes criam interesse visual, realçando ainda mais a beleza do espaço.

  1. Comece usando cores neutras a seu favor

Para começar a trabalhar o monocromático, sempre é melhor partir das cores neutras. Cores como branco, preto e bege podem ser usadas de diversas formas. Isso ajuda muito a evitar erros e, caso você canse da decoração, é possível reaproveitar tudo, com uma nova configuração. 

  1. Use degradê

Usar degradê também é uma forma de colocar o monocromático em prática com facilidade. Além disso, ele amplia os espaços quebrando a demarcação entre os cômodos, já que pode criar uma sequência de tons contínuos. 

Legenda: Setor de tintas Vilarejo

Em um único espaço da casa, é possível trazer diferentes intensidades em revestimentos, pisos, objetos, entre outros elementos decorativos. O contraste criado pelo degradê traz movimento e evita a monotonia nos ambientes.

  1. Escolha as cores pelo significado

A escolha das cores e dos tons na decoração monocromática é um dos aspectos mais relevantes desta tendência. Dá uma olhada no significado de algumas delas:

  • Branco: calma, harmonia e simplicidade
  • Preto: sofisticação, elegância e mistério
  • Cinza: neutralidade e estabilidade
  • Marrom: aconchego, conforto e estabilidade
  • Azul: confiança, lealdade e tranquilidade
  • Verde: renovação, vitalidade e esperança
  • Vermelho: movimento, energia e poder
  • Amarelo: foco, alegria e otimismo
  • Laranja: humor, vibração e extravagância

E aí, curtiu essas dicas? Vamos colocá-las em prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS