Uma das partes mais importantes da obra é a hidráulica, afinal, ninguém vive sem água e sistema de esgoto, não é mesmo? E nesta etapa entram os inúmeros tipos de tubulações que podem ser usadas, cada uma com uma finalidade. E essas opções vão muito além do PVC, que apesar de atender a maioria dos casos, não é a única opção disponível no mercado.
Você sabe quais são essas outras opções? Neste texto vamos te explicar a fundo sobre 5 tipos de tubos para sua instalação completa!
Tipos de tubos que você precisa conhecer!
Conhecer os tipos de tubos para sua instalação hidráulica ajuda a promover maior custo benefício em alguns casos, maior desempenho da área instalada e uma funcionalidade maior à sua tubulação. Cada material atende necessidades diferentes:
- Para a linha de água fria e quente há os seguintes materiais: PVC, CPVC, PPR, PEX, Cobre.
- Para a linha de esgoto há o PVC, PVC-R.
Vamos conhecer!
1: PVC- Policloreto de Vinila
Se você está buscando um material para conduzir água fria com temperatura de trabalho a 20ºC, o PVC é o tubo ideal. Apesar de ser um dos mais conhecidos, poucos sabem que o material existe em dois modelos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.
O PVC soldável é instalado usando adesivo e solução limpadora, que une os tubos criando as conexões. Já o PVC roscável tem uma tarraxa para conectar as pontas dos tubos, com a ajuda da fita veda-rosca para garantir a segurança da instalação.
Legenda: Tubo PVC
2: CPVC- Policloreto de Vinila Clorado
Já quando o assunto é água fria e quente, o mais indicado é o CPVC, material com alta resistência mecânica, que evita a corrosão. A temperatura de trabalho é de 70ºC a 80ºC, por isso a instalação é feita por juntas soldadas com utilização de adesivo, como nas instalações de PVC.
Legenda: Tubo CPVC
3: PPR- Polipropileno Copolímero Random
Os PPR são tubos e conexões unidos por termofusão a 260ºC. Eles formam uma tubulação única, o que evita os riscos de vazamentos. Assim não há necessidade de utilização de colas e roscas.
- São indicados principalmente para água quente
- Dispensam o isolamento térmico
- A temperatura de trabalho é de 70ºC
- Suportam picos de até 95ºC.
Legenda: Tubo PPR
4: PEX- Polietileno Reticulado Monocamada
Diferente dos sistemas de tubos comuns, o PEX tem bitolas bem pequenas, e este sistema é muito indicado para paredes em drywall, por ter um número menor de conexões e ser feito a partir de um tubo maleável. Os tubos são tipo mangueiras, ligados a um módulo único, que distribui e conduz a água fria e quente.
- Temperatura de trabalho a 70 e picos de 95;
- Conexões metálicas do tipo deslizantes.
Legenda: Tubo PEX
5: PVC Esgoto
O PVC Esgoto se divide em duas categorias: o série Normal na cor branca e o série Reforçada na cor cinza claro. As conexões das séries normal e reforçada são fabricadas com bolsas do tipo dupla atuação e são acopladas aos tubos de PVC através de anéis de borracha. Os diâmetros mais comuns são de 40mm, 50mm, 75mm, 100mm, 150mm e 200mm.
Legenda: Tubo PVC esgoto
Gostaram das dicas? Agora que você já entende mais do assunto, a dica é apostar em materiais de qualidade. Na Vilarejo Acabamentos temos uma enorme variedade em tubos e materiais da Amanco Wavin para sua instalação hidráulica completa.
Venha conferir!