Quem nunca passou por um problema de infiltração em casa? Isso é mais comum do que você pensa, e acontece nas melhores famílias. E nesses casos, o problema começa na falta de impermeabilização adequada.
Não podemos subestimar a capacidade da água. Quando menos esperamos, temos uma goteira, uma parede descolando, uma mancha indesejada. Enfim, são muitas as possibilidades de dar errado quando não fazemos a impermeabilização na obra. Seguindo esse passo corretamente, é possível evitar muitos problemas futuros.
Vamos conferir a importância deste serviço e como fazê-lo? Continue a leitura com a gente!
Impermeabilização é mesmo importante? Saiba como aplicar aqui!
Se tem uma coisa na obra que não vale a pena economizar é na impermeabilização. Essa etapa tão importante evita o aparecimento de manifestações patológicas que o efeito da água gera na construção. Além de colocar a estrutura em risco, ainda gera muito desconforto visual, já que a aparência de um local com marcas de infiltração é insalubre.
Um fato importante a ser pensado é que, a falta de impermeabilização adequada da casa pode causar mofo, gerando problemas respiratórios como:
- Sinusite;
- Bronquite;
- Rinite;
- Tosse e diversos sintomas.
E como funciona a aplicação do impermeabilizante?
Quando usamos este produto, formamos uma camada protetora contra os efeitos da água e, ela será responsável pelo resultado impermeável da superfície. A impermeabilização passa por 3 etapas principais:
- Preparação e limpeza do local;
- Aplicação do produto;
- Tempo de espera para cura e secagem;
- Teste de estanqueidade.
Para atingir esse resultado, antes de mais nada é importante fazer a limpeza da superfície onde será aplicado o produto impermeabilizante. Depois, é só seguir as orientações do fabricantes e colocar a mão na massa.
Tempo de cura e secagem são pontos de atenção para garantir um bom resultado, por isso fique de olho nas informações a respeito. E com o impermeabilizante aplicado, é hora de fazer um teste de estanqueidade e comprovar o efeito. Coloque uma lâmina de água no local por 72 horas no mínimo e observe bastante para detectar possíveis vazamentos.
Como aplicar o impermeabilizante em paredes úmidas e já com sinais de mofo?
Nem sempre tomamos todos os cuidados e aplicamos o impermeabilizante preventivamente, mas ainda assim, este produto maravilhoso consegue agir em superfícies já fragilizadas pela ação da água infiltrada. E quando o problema já está a porta, é necessário fazer o procedimento o mais rápido possível.
Usando um impermeabilizante com ação anti-mofo à base de água, basta:
- Remover a tinta e a massa corrida da parede;
- Aplicar o impermeabilizante em cima do reboco com a ajuda de um pincel;
- Esperar pelo tempo de secagem total.
O resultado fica semelhante ao da aplicação preventiva, evitando a recorrência do problema futuramente e tirando o aspecto danificado do ambiente. Confira um vídeo completo sobre este assunto aqui e saiba mais!
Na Vilarejo Acabamentos temos várias opções de produtos disponíveis para a impermeabilização da sua casa. Clique aqui e confira!
Compartilhe este conteúdo, ele pode ajudar mais alguém!