Cupim, formiga, mosquito, traças… quando essa galera começa a dar as caras dentro de casa, quer dizer que o risco de infestação está próximo. E fala a verdade, ninguém merece passar por isso né? Ainda mais no verão, quando o calor já está de matar!
Mas com alguns cuidados, é possível contornar este problemas antes mesmo dele vir à tona, usando os acabamentos da obra da casa a seu favor. Vamos conferir?
1- Proteja a superfície exterior das madeiras
Insetos adoram se refugiar em madeira. Por isso, é importante tratar bastante esses materiais antes de instalar dentro de casa. Para isso, tintas e vernizes dão conta do recado, e aqui na Vilarejo nosso setor de Tintas tem vários materiais especializados para te ajudar.
E para o verniz durar, caso o material fique na parte externa da casa, é importante aplicar um verniz ou tinta apropriada que tenha dupla proteção solar. Isso vai garantir uma durabilidade maior à proteção contra os insetos, evitando a necessidade de reaplicação a cada 6 meses.
Ah, e outra dica importante é lixar a madeira entre as demãos de aplicação de produto. Assim a superfície fica mais selada e protegida!
2- Cuide da vedação de frestas e rachaduras
Sabe aquela rachadura ou furinho na parede pós embolso? A aplicação de massa corrida para selar essas áreas não é uma função apenas estética. Ela protege a parede de entrada de insetos, como formiga, por exemplo.
- Aplique a massa corrida;
- Lixe a superfície;
- Passe o selador;
- E finalize com a tinta de sua preferência.
3- Evite ralos destampados
Ralos de banheiro e cozinha são pontos da casa onde a infestação de insetos mais acontece. E por serem áreas molhadas, de contato direto com os pés, os riscos de picadas e lesões são ainda maiores.
Uma boa dica é usar tampas dos ralos, caso queira manter o material já instalado em casa. Mas para quem está disposto a investir e eliminar os riscos de dor de cabeça, é possível optar por ralos lineares ou ralos ocultos.
O ralo linear tem uma grelha metálica ou pvc e uma calha de escoamento que é discreta e bem fininha. E você pode optar por tamanhos diferentes, o que permite uma versatilidade de uso e pode ser usado em áreas internas e externas.
Já o ralo oculto, conhecido como ralo invisível, fica praticamente imperceptível, deixando aparente apenas frestas para o escoamento da água. Por ser uma pequena abertura, os insetos têm maior dificuldade para encontrar passagem. E os dois modelos você encontra aqui na Vilarejo. Venha conferir!
E aí, curtiu as nossas dicas? Compartilhe com alguém!