Da construção aos acabamentos, a piscina é uma área especial que merece atenção
Quem nunca sonhou em ter uma piscina em casa? Vivendo em um País tropical como o nosso, esse desejo é muito comum. Nas últimas décadas, a procura por piscinas aumentou bastante, e com isso também a variedade de opções de materiais disponíveis no mercado.
Dentre as opções mais comuns, temos a piscina de alvenaria, que além de ser mais duradoura, ainda permite inúmeras opções de paginação e ambientação. Você pode brincar nas combinações entre revestimentos, escolha de rejuntes e diversos acabamentos especiais.
Quer saber mais sobre como cuidar da sua piscina para que ela se mantenha linda por muitos anos? Vem com a gente!
Passo a passo: como construir uma piscina de alvenaria?
Antes de qualquer coisa, conte com a ajuda de quem entende do negócio e contrate mão de obra especializada. Como todo reservatório de água, uma piscina está sujeita a vários desafios como infiltração e vazamento, por exemplo. E para evitar isso:
- Prepare e planeje as etapas com segurança;
- Estude qual é o melhor local da sua casa para a escavação;
- Qual formato será mais indicado para o seu espaço;
- A profundidade ideal que seu terreno suporta.
- Fundação e Estrutura
Uma piscina com problemas de fundação pode apresentar recalques diferenciais que fazem com que a estrutura se movimente causando trincas e fissuras. Por isso, evite problemas como diferenças de nível de saturação do solo e faça um radier com uma viga de fechamento para amarrar a armadura das paredes.
Esse procedimento:
- Aumenta a resistência da estrutura;
- Evita trincas e fissuras;
- Previne infiltração e instabilidade.
- Impermeabilização
Você sabia que o concreto não é um material 100% impermeável? Ele precisa ser protegido e essa é uma das etapas mais importantes da construção de uma piscina de alvenaria. Além de garantir que não haja pontos de infiltração, a impermeabilização:
- Protege a estrutura
- Garante estabilidade,
- Protege a saúde do solo
- Revestimentos
Essa é a parte mais legal de construir uma piscina de alvenaria. As possibilidades de combinações de revestimentos hoje em dia são muitas. Você pode escolher entre pastilhas, cerâmicas, porcelanatos e até mesmo peças em grandes formatos. Uma boa dica é escolher um material de fácil limpeza, para facilitar a manutenção e evitar acúmulo de sujeira e surgimento de fungos.
Já para as bordas de piscinas, o ideal é escolher materiais com maior porosidade, que evitem o escorregamento. Porcelanatos amadeirados com efeito carvin, por exemplo, tem acabamento Mineral Lab, capaz de criar revestimentos com relevo impressionante, ressaltando um efeito 3D nas peças.
Legenda: Piscina revestida pelo porcelanato Amazonita da Villagres
E aí, gostou das dicas? Vem pra Vilarejo conferir os melhores revestimentos para sua piscina ficar perfeita!