A escolha dos revestimentos da casa é um passo muito importante na fase dos acabamentos. Os revestimentos dão o toque final no projeto e são a parte mais visível de todo o trabalho. Por isso, quando os revestimentos não são escolhidos de forma adequada, o resultado final do acabamento do imóvel pode ficar comprometido.
Tudo isso se amplia quando o assunto é revestimentos para áreas molhadas. Os cuidados precisam ser dobrados e a qualidade dos materiais também. Já que as áreas molhadas apresentam alguns riscos de acidentes, os revestimentos têm papel essencial na prevenção de alguns transtornos. Eles não são milagrosos, mas quando bem escolhidos podem ser uma ajuda e tanto.
Nesses casos, os revestimentos mais recomendados são os mais rústicos, sem polimento. De qualquer forma, é possível passar uma resina protetora sobre qualquer piso para deixá-lo menos escorregadios.
Separei uma lista de cuidados na hora de escolher os revestimentos das áreas molhadas. Quer conferir? Continue lendo até o final!
Precisa de revestimentos para áreas molhadas? Anote esses cuidados!
1- Verifique se o modelo tem tecnologia anti escorregamento;
2- Assegure-se de que ele pode resistir à ação da umidade;
3- Saiba se o revestimento para áreas molhadas suporta as mudanças climáticas;
4- Veja se o revestimento resiste à carga de peso.
Legenda da foto: revestimento para área molhada
Dicas para escolha de revestimentos em cada ambiente
O porcelanato é um dos revestimentos para áreas molhadas mais fáceis de lavar, por isso, na área da cozinha ele é um dos revestimentos mais indicados. Facilidade de limpeza, grande resistência, rigidez e difícil aderência de manchas. Mas para garantir ainda mais vantagens, lembre-se de optar pelo porcelanato acetinado.
Já o banheiro, além de ser um cômodo que comporta muito bem os porcelanatos acetinados, também pode explorar uma gama de cerâmicas. Tomando todos os cuidados necessários já descritos aqui nesse texto, você pode escolher um revestimento resistente à umidade e anti aderente, fugindo de materiais polidos, sejam eles pisos ou porcelanatos.
Nas áreas externas os cuidados nas escolhas são ainda mais importantes. Além da estética e do conceito do projeto, é preciso considerar questões mais técnicas, como por exemplo:
- Segurança contra os escorregamentos;
- Desgaste e durabilidade;
- Comportamento diante de chuva, sol e poluição.
Os revestimentos mais indicados são, cimento queimado, granito, madeira e mármore. E aí, gostou das dicas? Conte aqui qual será sua próxima escolha de revestimentos para áreas molhadas!