Televendas: (22) 9 97299100 – Clique e confira nossos horários de atendimento
Search
Close this search box.

8 Erros mais comuns cometidos na construção

construção

Saiba como evitar erros e promover economia na sua obra!

Quem nunca cometeu um erro bobo, que no final das contas gerou um transtorno grande em uma construção? Isso é mais comum do que muita gente pensa! Por isso, quem está construindo precisa se atentar às diversas pegadinhas que podem surgir no caminho. 

Mas fique tranquilo, nós temos uma lista com os erros mais comuns cometidos nas obras, para te ajudar a não cair em enrascadas por aí. E eu tenho certeza que você vai se identificar com alguma delas, seja na sua obra ou em alguma outra construção que já viu. 

Vamos conferir quais são? 

Erros mais comuns cometidos durante o planejamento da obra

Pouca gente sabe, mas a parte de planejamento da obra geralmente é afetada por vários erros muito comuns. E esses são erros muito importantes, afinal, é no planejamento que são definidos os próximos passos da obra. Então, se algo dá errado nesta fase, pode ter certeza que a dor de cabeça será grande nas etapas seguintes. 

Por isso, separei alguns dos erros mais comuns no planejamento da obra, que podem ser evitados por você!

1. Não fazer um projeto com um profissional, ou então, ignorar o projeto do arquiteto

Todo mundo já fez ou presenciou alguma construção que não seguiu um projeto profissional antes de começar. Isso é muito comum, principalmente no Brasil, por conta da cultura do jeitinho, que acaba tornando normal esta e outras práticas não recomendadas. 

Apesar de na maioria dos casos, as obras sem projeto serem concluídas normalmente, os danos que essas construções podem causar aos proprietários são muitos. E muitos deles, envolvem a segurança do local e de quem irá frequentá-lo. 

Seguir um projeto ajuda a: 

  • Ter mais segurança; 
  • Evitar problemas judiciais com os órgãos locais;
  • Garantir uniformidade na construção;
  • Ter um resultado final mais satisfatório.

2 – Não estabelecer um orçamento detalhado

Uma das primeiras coisas que se deve pensar antes de começar a planejar uma construção é qual orçamento pode ser comprometido com o investimento. Um orçamento bem definido dita as regras da construção. É a partir dele que você vai definir todas as etapas da obra, como dimensões, materiais, funcionalidade etc. Então, anote quanto você pode investir e, enfim, vá às compras!

3 – Ignorar as normas regulamentadoras

Você sabe quais são as normas que regulamentam uma construção? Pois então fique ligado a esta questão antes mesmo de dar início à empreitada. Quando você menos esperar, será necessário apresentar algum documento que ainda não está em mãos. 

Este erro comum pode impactar toda a construção, pois alguns documentos, quando não são apresentados, podem embargar todo o seu processo, interferindo nos prazos e metas que já estavam traçados para sua obra. Além disso, você pode ter o orçamento comprometido por multas e alvarás não planejados.

Clique aqui e confira todas as normas obrigatórias, faça uma lista e corra atrás de deixar cada uma delas pronta para caso seja necessário apresentar às autoridades. Isso vai te ajudar muito!

Fique atento! Isso pode comprometer a estrutura da sua obra.

Já passou pela rua e reparou alguma obra que estava com a estrutura nitidamente comprometida? É desesperador, né? E não é pra menos! As obras que possuem erros na estrutura são muito comuns e muito perigosas também. Para evitar isso, você deve se atentar a alguns pontos principais. 

Legenda: Fundação de obra

Confira abaixo quais são eles!

Equívocos na escolha dos materiais de construção

É fundamental pesquisar e investir em insumos de boa qualidade na sua obra. Observe o fabricante e os fornecedores destes materiais para se certificar de que você está investindo em um produto de qualidade. Além disso, é importante ter certeza de que os materiais que você pretende comprar, são compatíveis com as necessidades da sua obra. Para isso, antes de fazer qualquer compra por impulso, sempre consulte um profissional, seja o arquiteto ou até mesmo o mestre de obras da sua construção.

Remoção de paredes estruturais

Um dos erros mais comuns e graves da construção civil, é eliminar alguma parte estrutural da edificação. É necessário todo um estudo prévio para retirar alguma parede ou parte estrutural da construção, por isso, não confie nos seus instintos. A avaliação de um arquiteto ou engenheiro é indispensável nessas horas, então, se você tiver que investir em algo, não deixe de garantir um profissional nesta etapa da obra. 

Piso e caimento da água desnivelado 

Quando isso acontece, basta lavar o quintal, o banheiro ou até a cozinha para que surjam poças enormes, já que a água não consegue escoar até o ralo. Esse problema acontece quando os profissionais não verificam, durante a construção de casas, o caimento do piso. Isso deve ser evitado ao máximo, pois nesses casos, não existe muito que ser feito, a não ser quebrar todo o chão e refazer a queda.

Tubulação mal planejada

A falta de um bom projeto hidráulico pode gerar um problema bem conhecido por muitas pessoas: a falta de pressão de água. As tubulações são instaladas sem planejamento e podem acabar fazendo com que a água percorra caminhos mais difíceis, como por exemplo, quando os canos contornam portas. 

Esse é um tipo de problema que para ser resolvido, impacta tudo dentro da casa. As paredes precisam ser quebradas para modificar toda a tubulação do cômodo. Então, é melhor não correr este risco!

Erro no cálculo de tomadas necessárias

Esse pequeno detalhe faz toda a diferença em uma construção, e eu vou te explicar o porquê. Hoje em dia, com tantos equipamentos eletrônicos que usamos a todo momento, se torna necessário pensar antecipadamente na quantidade e na posição das tomadas, se você busca conforto, é claro.

A dica é não deixar para decidir a posição e a quantidade de tomadas enquanto a obra estiver em andamento. O melhor é sempre tomar essa decisão enquanto estiver realizando o planejamento elétrico. Isso evita problemas futuros, como:

  • Sobrecarga elétrica;
  • Curtos-circuitos;
  • Incêndios.

Viu só como é importante ficar atento aos principais erros cometidos nas construções? Assim a gente aprende, sem precisar passar pelo mesmo problema. Comente aqui se você já viveu alguma dessas situações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS